Dia Mundial do Não Fumador, 17 de Novembro de 2020

O tabagismo é em Portugal, como no resto do mundo, a principal causa de morte evitável. De facto, por cada cigarro que fumamos perdemos em média 8 minutos de vida. No total, um homem fumador está a arriscar perder, em média, cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.

O tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes em Portugal, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares, 2000 por cancro do pulmão e as restantes por enfisema do pulmão e cancro noutros órgãos.

Fonte:Fundação Portuguesa de Cardiologia

Embora ainda nem tudo seja conhecido acerca da COVID-19, pessoas com idade mais avançada, patologias crónicas cardiovasculares, respiratórias ou diabetes apresentam maior risco de desenvolver complicações graves no caso de serem infetadas pelo novo coronavírus. E as pessoas fumadoras têm maior probabilidade de sofrer destas doenças em resultado da exposição ao fumo do tabaco. No caso de serem infetadas pelo novo coronavírus poderão apresentar maior risco de sofrer complicações graves, pois fumar lesa os tecidos pulmonares e aumenta a produção de muco a nível da árvore brônquica, o que contribui para aumentar a dificuldade respiratória. Por outro lado, fumar diminui a imunidade, tornando mais lenta e difícil a luta contra a infeção e a cura da doença.

A Atlanticare associa-se às comemorações do dia Mundial do não fumador, disponibilizando para visualização o Webinar “Apague o seu último cigarro (pandemia COVID-19)”, Orador: Dra. Ana Marques (Médica da Atlanticare responsável pelo programa de cessação tabágica), bem como alguns programas de intervenção específicos que visam contribuir para a cessação tabágica.

Assista ao Webinar “Apague o seu último cigarro(pandemia Covid-19”

Ação de Sensibilização – Deixar de Fumar

Programa intensivo de Cessação Tabágica

Apague o seu último cigarro!

Faça aqui o seu teste de dependência tabágica